domingo, 25 de janeiro de 2009

Dicas para Blogueiros

Dicas Blogger - http://www.dicasblogger.com.br/
Templates - http://templates.blog.br/
Relógio no blog - http://www.clocklink.com/



Ah...como é gostoso criar um blog, pesquisar, bater cabeça para entender de HTML, tudo parece tão difícil e impossível...mas não é.

A palavra “blog” é uma abreviação para a expressão inglesa weblog, ou seja, registro virtual. Este registro diz respeito a qualquer coisa que o usuário deseje publicar. Dessa maneira, o leitor também pode produzir informação! Saiba como se tornar um destes blogueiros em poucos passos. Ah, esqueci de dizer...é gratuito!


1-Primeiro, entre com a sua Conta Google no site do Blogspot (www.blogspot.com) . Caso você ainda não tenha uma Conta Google, entre no site www.google.com.br e clique na parte superior direita da tela em “Efetuar Login”, em seguida clique em “Crie uma conta agora” e preencha os dados. Feito isso, vá ao site do Blogspot e entre com seu login e senha. Pronto...agora é só imaginá-lo pronto, que cara vc quer dar ao seu blog? Que ferramentas quer add? e viajar procurando coisas novas para incrementá-lo.

2- Na primeira página você terá que colocar o nome que imagina para seu blog...torça para que aquele nome que sempre sonhou esteja disponível

3-Depois de ter preenchido todos estes dados corretamente, é hora de escolher um modelo de layout para o seu blog. Não se preocupe, neste primeiro momento você pode escolher qualquer um – existem muitos outros modelos para você deixar o seu blog com a sua cara. Quando você já tiver escolhido qual será o primeiro layout, clique em “Continuar”  Seu blog está pronto!

4-Com o blog já criado, é hora de postar seu primeiro texto ou imagem. Clique em “Começar a usar o blog” para dar o pontapé inicial no seu transmissor de idéias. Você será redirecionado automaticamente para a página de novas postagens. Digite o que quiser nos campos de postagem, mas lembre-se de não violar nenhuma das regras de conduta do Blogspot e da Google – caso contrário, seu blog será banido. Quando terminar a edição do seu texto, basta clicar em “Publicar Postagem” para que o conteúdo seja enviado para a página principal do seu blog.

5-Preste atenção nas três abas na parte superior da tela. Por elas você navega nas configurações do seu blog. Na aba “Configurações” você altera as principais opções do seu blog como importação e exportação de conteúdo ou até mesmo excluir o seu blog. As ferramentas de importação e exportação são importantes para fazer backups do seu conteúdo.Ainda falando sobre as configurações do seu blog, você pode moderar e trocar permissões referentes aos comentários. Nesta tela, você ainda pode controlar suas opções de feed RSS. Caso você queira, pode inserir aqui o endereço do seu burner de feeds. Um dos mais populares é o FeedBurner (www.feedburner.com). Estas feeds servem para que os usuários possam receber suas atualizações dos leitores de feeds deles. São vários leitores; o Google Reader é um dos mais utilizados e fáceis de mexer na hora de adicionar feeds. Estes leitores permitem que os seus visitantes leiam vários blogs simultaneamente.

5-Na aba “Layout” é possível alterar a ordem dos seus gadgets, ou seja, dos complementos da barra lateral do seu blog. Um exemplo bastante simples do que são estes gadgets é a área de perfil, onde você conta um pouco da sua história ou a sua relação com o blog; o arquivo do blog que vai listar os seus posts de acordo com a data em que foram publicados e várias outras ferramentas que podem ser fornecidas pelo próprio Blogspot ou por sites externos – basta copiar o código e colar em uma nova janela de HTML dos seus gadgets.
6-Com esta aba ativa, você vê quatro funções diferentes: “Elementos da página”, “Fontes e cores”, “Editar HTML” e “Escolher novo modelo”. Se você abrir a opção “Fontes e cores” vai se deparar com uma janela de personalização do tema atual do seu blog. Nela, é possível mudar as cores do texto, plano de fundo, links e muito mais. Em “Editar HTML”, é preciso dominar pelo menos o básico desta linguagem para operar algumas mudanças no seu layout.


Pronto...já está pronto seu blog...Divirta-se

Agora se você não se contenta com o básico...Dê uma navegada por estes sites que ajudarão você a personalizarseu blog.







Nenhum comentário:

Postar um comentário