quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Você é Rico de verdade?


Que lugar da Europa passou suas férias? Já encomendou seu carro novo? Fez umas comprinhas tomando um champanhe na Daslu? Ah... como essa vida é boa, rodeado de amigos, telefone não para de tocar, são tantos convites, aniversários, comemorações, desfiles solidários, noites em boates glamorosas, vida agitada... salão de beleza, academia, ufa essa vida boa cansa...
E como está sua felicidade, sente-se perto de Deus? Contribui de coração para algo que realmente acredita, tem fé e esperança de contribuir para criação de um mundo melhor?, acha que Deus se orgulha de suas atitudes? Tem dado amor e atenção aos mais próximos de você? Tem usado sua riqueza para produzir prosperidade?

Será que você é rico de verdade? Ser rico de verdade sem dúvida não tem nada a ver com desperdício de tempo, de vida e saúde enquanto se acumula dinheiro, e pior as vezes ás custas de outros... A verdadeira riqueza se alastra por todas as esferas: material, social, psicológica, espiritual, é a riqueza que tem o poder de nos tornar cada dia melhores.

Existem alguns comportamentos comuns em nosso dia-a-dia que nos distanciam da verdadeira riqueza, são eles:
Desatenção, Desalinhamento, Desesperança.

Mesmo sem nada para fazer, vivemos numa pressa incrível, comemos correndo, não temos paciência para esperar um arquivo baixar no computador, não damos atenção àquele tio que vem nos visitar, esquecemos dos aniversários de amigos, nem ligamos para saber como está aquela pessoa que tanto nos ajudou quando precisávamos... Pura Desatenção!

Sabe aquele seu carro que deseja tanto vender? aquele que você esconde dos possíveis compradores, um defeitinho bobo...(cabeçote do motor estourado). Já teve aquela vontade de entrar correndo no elevador, ignorando a chegada de outra pessoa, torcendo pra porta fechar logo? Já alugou sua casa, com uma enorme fenda (escondida com massa corrida), dizendo que a casa está impecável? E ainda achamos que somos honestos e solidários...Belo Desalinhamento!

Soube hoje que estou desempregada, acabou meu mundo...”ta vendo, me dediquei, passei finais de semana trabalhando, nem hora extra recebia, isso é pra eu aprender, no próximo trabalho farei diferente”, “ Político é tudo igual”, “Tá bom assim, vai assim mesmo, ele nem vai reparar” Credo que Desesperança!

Sabia que existem antídotos para os males acima?

São as Virtudes da Atenção, Integridade e da Entrega.

Porque esqueço de coisas que realmente acredito ser importantes? Tenta refletir sobre coisas que tem feito que não precisa mais ser feito, o que tenho feito que outra pessoa poderia fazer?o que eu tenho que fazer, mas não estou fazendo?

1- Disciplina - Concentração - Concentre-se nos poucos vitais, evite os muitos triviais

2- Disciplina - Superação - Supere o ontem, faça hoje melhor do que fez ontem, e amanhã, melhor do que fez hoje

Depois de me dar conta que esqueci o aniversário de um grande amigo, criei uma lista atualizada, com alarme sonoro em meu notebook, para que eu nunca mais esqueça, relatei em diversas folhas de caderno, o que considero importante em minha vida, e que se fosse tirado de mim, seria muito difícil viver sem...É, quanta coisa importante deixei de fazer...mas ainda dá tempo!

3- Disciplina - Coerência - Seja coerente e diga Por hoje Basta!

4- Disciplina - Consistência - Seja consistente Sim-sim, Não-não!

Já ouviu falar em moeda boa e moeda ruim? Quando deixamos a moeda ruim entrar, estamos burlando uma das leis mais antigas da economia: a Lei de Gresham. Sir Thomas Gresham foi comerciante e agente da rainha Elisabete I nos países baixos. Ele fundou a Bolsa de Valores de Londres, em 1571. A lei de Gresham derivou de seu célebre aforismo: “moeda ruim expulsa a moeda boa”. A moeda ruim pode ser dinheiro advindo de ganhos escusos ou questionáveis, imorais ou ilegais,não há espaço para entrar dinheiro bom, gerado por produtos e serviços bons. Também é considerada moeda ruim, aquela que compra o trabalho barato a ponto de causar danos físicos e morais aos trabalhadores. Aquela resultante de propaganda enganosa ou da venda de produtos nocivos a saúde dos consumidores, aquela que financia políticos corruptos e que desvia dinheiro público, a que polui o meio ambiente e destrói a vida. Só por hoje...Basta! Olha que bacana essa campanha...ela me fez refletir bastante sobre minha ações...faça também sua reflexão.
Veja se isso lhe é familiar:
Em casa a esposa reclama, frustrada:
-Há vinte anos, quando nos casamos, você disse que me amava e depois nunca mais falou sobre isso.
Ao que o marido responde, lacônico:
-Falei naquela época...E quando mudar de idéia eu aviso.

Queremos que os outros saibam o que sentimos, o que temos em mente, não existe adivinhos!  precisamos regar nossos relacionamentos, e isso deve ser diariamente, um Bom Dia, um Abraço, um Telefonema, dizer que Ama ....que ele (a) é Importante na sua vida, fazer um Carinho, deixar um Bilhete, Elogiar...,  e estabelecer uma relação de confiança, onde há confiança, não existem melindres, é possível dizer não, quando necessário, sim quando é preciso, sendo positivo, verdadeiro e assertivo, coisas simples que fazem toda diferença e nos deixam mais próximos da verdadeira riqueza.

Está ai a
5- Disciplina - Contribuição - Viver pequenos grandes gestos
6- Disciplina - Retribuição - O maior milagre é ver milagres

Acolher, Sorrir, realçar pontos positivos, dar e pedir perdão, oferecer ajuda...já percebeu que quando fazemos isso, nosso coração fica alegre, nos sentimos bem...É Deus agradecendo nosso feito!
Um exemplo  da disciplina da Retribuição é quando tiramos do armário aquele monte de roupa que faz anos que guardamos , pensando que um dia usaremos, e doamos...é incrível logo temos aoportunidade de comprar outras, ou até ganhamos...contribuir é liberar energia, retribuir é manter a energia em fluxo.
Na correria do nosso dia-a-dia, não prestamos muita atenção nessas pequenas coisas, que ao mesmo tempo são tão grandiosas...quantas vezes saimos de casa para o trabalho e nem olhamos ao nosso redor, naquele caminho que sempre passamos, quantas belezas nos rodeiam...o Sol brilhando pra gente, o perfume das árvores entrando pelo vidro do carro, os pássaros dançando pelo céu, e nos dando bom dia!
E agora a maior de todas as disciplinas...

7- Disciplina do Cultivo - Eu me transformo naquilo que cultivo

Não tem nada melhor, do que deitar e dormir tranquilo, com a sensação de dever cumprido, agradecendo pelas belezas que viu, pelas pessoas que nos deram a oportunidade  de conhecê-las, ajudá-las, por fazer alguém feliz, por enxergar milagres.
A verdadeira riqueza acontece naturalmente quando prestamos atenção nas pessoas e em nós mesmos! quando levamos nossa vida como uma vocação e agimos com base nos nossos valores mais virtuosos, capazes de impulsionar as nossas ações na direção do bem comum...acontece quando, com nossas contribuições, somos capazes de descobrir em nós mesmos qualidades de generosidade, solidariedade e compaixão..

Dinheiro? ele vem por consequência !

(Esta é a forma como interpreto "hoje" o livro Rico de Verdade - Roberto Adami Tranjan)

Veja outras reflexões

Nenhum comentário:

Postar um comentário